sábado, 30 de agosto de 2008

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

FINAL DE SEMANA CHEGANDO!

QUE TAL ASSISTIR A UM DVD QUE NOS FAZ REFLETIR EM TANTOS PRECONCEITOS NUMA LINGUAGEM BEM PRAZEROSA ? SUGESTÃO: KUNG FU PANDA- AGUARDO COMENTÁRIOS - ESPERO QUE GOSTEM! EU ADOREI! Kung Fu Panda Genero: Comédia/AçãoCensura: Livre

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FORMANDO ALUNOS LEITORES

Um tipo de livro para cada idade
AUTORA: Ana Cássia Maturano é psicóloga e psicopedagoga pela USP, especializada em Problemas de Aprendizagem. É co-autora do livro Puericultura – Princípios e Práticas, onde aborda aspectos relacionados a ‘estimulação cultural da criança’. A leitura pode e deve ser estimulada na criança desde cedo. “A faixa etária é só um indicador”, ressalta a psicóloga. “Antes de mais nada, é necessário observar o desenvolvimento da criança para perceber o que é mais adequado a ela, pois quanto mais nova, maior deve ser a participação do adulto em atividades envolvendo livros”. Confira as dicas da psicóloga para o estímulo da leitura em cada faixa etária: Entre um ano e meio e três anos: Nas crianças menores, Ana Cássia sugere incluir entre os brinquedos livros de papelão, plástico ou pano, contendo gravuras que permitirão a criança explorar o ambiente pelo tato e nomear os objetos. Dos três aos seis anos: Aqui os livros só com imagens e enredos curtos são os mais indicados, já que as crianças utilizam atividades lúdicas no seu impulso de descobrir o mundo real e a linguagem nesta fase. “No material deve haver o predomínio absoluto das imagens, simples e de fácil comunicação visual, retratando histórias comuns relacionadas ao cotidiano da criança, que possam ter algum significado para ela”, explica Ana Cássia. “O enredo deve ser curto, contendo humor e mistério, com repetição dos elementos para a manutenção de sua atenção”. A participação do adulto é essencial, segundo a psicóloga, “enquanto leitor das situações apresentadas, permitindo à criança estabelecer uma conexão entre o mundo real e o mundo da palavra, que nomeia o real”. Ela alerta para a necessidade de o adulto tornar a leitura interessante e incluir a criança como um participante ativo, “fazendo-a interagir com a história por meio de perguntas, por exemplo, ou pedindo que reconte a ´estória´ numa outra situação”.

sábado, 23 de agosto de 2008

REGRAS COLETIVAS ILUSTRADAS

REGRINHAS COLETIVAS
ESTAS LINDAS IMAGENS
FORAM ESCOLHIDAS
PARA ILUSTRAREM
AS REGRAS COLETIVAS
QUE DEVERÃO SER CONSTRUÍDAS
JUNTO AO GRUPO.
CADA UM APRESENTANDO
QUAL O COMPORTAMENTO
IDEAL PARA QUE TODOS
POSSAM CONVIVER
HARMONIOSAMENTE.
ESPERO QUE GOSTEM.

TRENZINHO DA INFORMAÇÃO

ESTE TRENZINHO FOI FEITO COM: - 3 CX DE PAPELÃO TAMANHO MÉDIO - 8 TAMPAS PLÁSTICAS DE LATA DE LEITE (PARA AS RODINHAS) -FIGURAS DE CRIANÇAS (PARA REPRESENTAREM OS PASSAGEIROS); -NUMERAIS -LETRAS -FORMAS -2 CAIXINHAS DE TODYNHO OU YAKULT *MONTAGEM: -FAÇA UM FURO NO MEIO DA CAIXA E AMARRE UM VAGÃO AO OUTRO COM UMA TIRINHA. -COLE AS IMAGENS DAS CRIANÇAS NAS LATERIAS DOS VAGÕES. -FAÇA 2 FUROS NAS TAMPAS PLÁSTICAS E AMARRE NAS LATERAIS DOS VAGÕES -COLE AS CAIXINHAS DE TODYNHO NA FRENTE DO TREM REPRESENTANDO OS FARÓIS. *AGORA,FAÇA FICHAS COM AS PALAVRAS: -FORMAS -LETRAS -NUMERAIS COLE CADA FICHA NUM VAGÃO; CONVIDE A TURMINHA PARA SENTAR NA RODINHA, MISTURE NO MEIO DA RODA LETRAS,FORMAS E NUMERAIS ( RECORTADAS DE REVISTAS,JORNAIS OU EMBORRACHADO); SOLICITE QUE CADA CRIANÇA SEPARE NOS VAGÕES CONFORME AS FICHAS AS LETRAS, AS FORMAS E OS NUMERAIS. VOCÊ PODE TROCAR AS FICHAS DOS VAGÕES CONFORME O PROJETO QUE ESTEJA SENDO TRABALHADO. EX: VAGÃO DAS FRUTAS,ANIMAIS,PESSOAS,TRANSPORTES ETC. O TREM DECORA A SALA E SERÁ UM GRANDE ALIADO PARA DESENVOLVER SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA AMIGO PROFESSOR. PIUIIIIIIIIII E BOM TRABALHO PRÁ TODOS VOCÊS! BEIJOS, VIVI DE DEUS.

MÓBILE

MÓBILE

Este móbile foi criado com:

10 tampinhas plásticas de leite em latinha

Fita dupla-face/linha ou lã

papel de presente

2 palitos de churrasco

Como fazer?

Cole as duas tampas,fixando uma na outra com fita dupla-face;

escolha recortes alegres de imagens infantis e cole nas tampas;

Prenda cada tampa nas pontas de 5 pedaços de linha;

Amarre as linhas nos palitos de churrasco encapados.

Pendure o móbile num espaço que corra vento e verás como ele alegra qualquer espaço,

Será bem admirado pelos pequenos.

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

E AI PESSOAL,VAMOS TRABALHAR UMA MÚSICA QUE INCENTIVA O TRABALHO COM O CORPO,GESTOS E EMOÇÕES? OS PEQUENOS IRÃO ADORAR!!! MÚSICA FOLCLÓRICA: PALMINHAS/PALMINHAS PALMINHAS, PALMINHAS NÓS VAMOS BATER. DEPOIS AS MÂOZINHAS PARA TRÁS ESCONDER. BEM FORTE, BEM FORTE, NÓS VAMOS BATER. Refrão PRA BAIXO, PRA CIMA, NÓS VAMOS BATER. Refrão PRA FRENTE, PRA TRÁS, NÓS VAMOS BATER. Refrão i Educador(a), incentive as crianças acantar a música fazendo os ÁRVORE DAS MÃOZINHAS

Material • l folha de papel kraft ou pardo • Tinta guache com cores variadas • l giz de cera marrom • Pratinhos de plástico Modo de fazer Risque, utilizando o giz de cera marrom, o tronco de uma árvore em uma folha de papel kraft ou pardo. Distribua em cada pires pequena quantidade de tinta. Pegue a mãozinha de Cada criança deve carimbar sua mãozinha no papel acima de onde foi desenhado o tronco da árvore, formando, assim, a copa. Agora, coloque a árvore em exposição. Cada criança e espalme na cor da tinta que ela escolher.
BOM TRABALHO E PALMINHA PARA TODOS VOCÊS!
BEIJOS,
VIVI DE DEUS

sábado, 16 de agosto de 2008

JOGO DA VELHA

SUGESTÃO: JOGO DA VELHA FEITO COM E.V.A.

CORRIDA DO CAVALO

ESTE JOGO É MUITO LEGAL. E,SEGUE A LINHA DOS MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS. UTILIZE: -4 TAMPAS DE REFRIGERANTE DE CORES DIFERENTES;
  • - 4 IMAGENS DE CAVALINHOS OU QUALQUER OUTRA FIGURA RECORTADAS EM E.V.A. OU PAPELÃO QUE DEVEM SER COLADAS UMA EM CADA TAMPA;
  • - 1 CAIXA DE OVOS DE (PAPELÃO);
  • -NUMERAIS DE 1 A 6 ( UMA SEQÜÊNCIA PARA CADA COLUNA DA CAIXA DE OVOS;VEJA NO MODELO;
  • 1 DADINHO
  • MODO DE JOGAR:

A CRIANÇA ARREMESSA O DADO E ANDA COM O CAVALINHO DE ACORDO COM O NUMERAL SORTEADO NO DADO. GANHA O JOGO QUEM CHEGAR PRIMEIRO NA CASA DE NUMERAL 6.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

JOGO DA MEMÓRIA-MATERIAL REAPROVEITÁVEL

ESTE JOGO A NATUREZA AGRADECE. SABE POR QUÊ? PORQUE AO INVÉS DOS MATERIAIS SEREM JOGADOS FORA, ELES FORAM REAPROVEITADOS,VIRARAM UM JOGUINHO DA MEMÓRIA.

VEJA COMO FAZÊ-LO:

  • UTILIZE 6 POTINHOS DE YOGURTE OU DE DANONINHO COMO DA IMAGEM AO LADO;
  • CUBRA A PARTE ABERTA COM PAPEL DE PRESENTE COLORIDO;
  • RECORTE DE REVISTAS OU DE PAPÉIS DE PRESENTE IMAGENS REPETIDAS; QUE SEJAM DE INTERESSE DA CRIANÇA;
  • AO JOGAR, A CRIANÇA DEVE ENCONTRAR AS IMAGENS IGUAIS.
  • REAPROVEITE! FAÇA JOGOS!A CRIANÇA SE DIVERTE E A NATUREZA AGRADECE.
  • PROTEJA O PLANETA! ELE PRECISA ESTAR BEM PARA NOS ACOLHER BEM!!! OK???
  • bEIJOS,
  • VIVI DE DEUS

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

FICAREI ALTAMENTE FELIZ!!
VIVI DE DEUS

JOGO DAS ARGOLAS

ESTE É UM JOGO DE ARGOLAS FEITO COM ROLINHO DE PAPEL FILME OU GUARDANAPO DE PAPEL.
ENCAPE-OS,ENFEITE-OS COMO QUISER, E COM CÍRCULOS FEITOS COM PRATOS DE PLÁSTICO OU TAMPAS DE LATAS DE LEITE, CRIE ARGOLAS PARA SEREM ARREMESSADAS .
ESTAS MINHOQUINHAS NÃO FICARAM LINDAS???
BOM JOGO! OS PEQUENOS ADORAM!!!

COMO INSERIR O ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR?

Este texto usei em minha monografia,com o tema: A relação professor-aluno no processo ensino aprendizagem,resolvi dividí-lo com vocês,espero que gostem e que seja útil em sua ação-reflexão-ação. COMO INSERIR O ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR?

Autora: Vivi de Deus Quando a escola for habitada por um mágico ou por uma fada madrinha que apresente os diversos caminhos que a criança poderá percorrer e a faça admirar e perceber as flores por seus arredores, ela desejará cada vez mais trilhar por si só, desbravar seus caminhos, deixando suas marcas singulares e recontruí–los, dia após dia, como ser biopsicosocial. Utilizar a história, a leitura imagética, os contos são alguns dos caminhos que inserem o aluno no conhecer-se, no sentir seu medo e enfrentá-lo, pois assim, ele descobre os mocinhos, os monstros e os bandidos escondidos no seu eu, que o impedem de enfrentá-lo e percebe então que nem são tão feios assim, e, que podem ser aliados na trajetória da vida. A escola deve usar seu poder sim, mas seu poder de sedução, para que o aluno se torne sujeito desejante dos conteúdos desenvolvidos, por toda sua proposta pedagógica, inserindo-o na construção de regras coletivas, para que se sinta como parte integrante do grupo em que está inserido, que nada ocorra de forma vertical, disciplinadora somente, e sim, de forma horizontal, numa grande partilha. A sala de aula deve ser um espaço de construção coletiva, onde todos os sujeitos encontrem-se num ambiente igualitário, que sintam este espaço como espaço de conquista e não de doação pura e simples. O conhecimento deve surgir de algo que emergiu de sua vontade de aprender e não caridade simplória do professor. É fundamental que o aluno perceba o caminho percorrido, a dificuldade vencida, as batalhas conquistadas. Principalmente, a sua evolução, sua conquista. Neste mesmo espaço existe o professor, sujeito de ação mediadora, que deverá ligar o sabor de aprender ao saber aprender para apreender. O professor estará cumprindo bem sua função se, e somente se, puder compreender essas mudanças na vida das crianças; se for o provedor de afeto e socialização na sala de aula; se tiver disponibilidade para transmitir os conteúdos escolares, interessando-se por melhorar a qualidade de suas aulas, propiciando, assim, aos seus alunos um vínculo gratificante que seja capaz de estimular o prazer no trabalho de construção do conhecimento.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

FOLCLORE O Dia Mundial do Folclore é comemorado, em quase todos o mundo, no dia 22 de agosto.Foi nessa data, em 1846, que o estudioso inglês, Willian John Thoms, criou a palavra folklore.Em inglês, folk, que significa povo, e Iore, estudo. Estudo das tradições, aquilo que nasceu do povo de forma natural, espontânea. Folclore significa, basicamente, sabedoria popular. Fatos folclóricos são as maneira de pensar, agir e sentir de um povo. Quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação. O folclore, em sua simplicidade,apresenta traços de todas as regiões do país. Eles povoam a imaginação de todos os brasileiros. Os fatos folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras. Vamos ver um pouco disso? Aproveite a data para apresentar aos alunos o mundo maravilhoso do folclore brasileiro. Uma boa sugestão é:
conversar sobre algumas brincadeiras que atravessaram gerações como: passa-anel, ciranda, esconde-esconde, jogar pião, empinar pipa. A aula fica ainda mais produtiva, se, anteriormente, encomendar uma pesquisa aos alunos. Eles deverão perguntar aos avós, pais, tios, vizinhos como eram essas brincadeiras, regras do jogo e se eles conhecem outras. Depois, em sala de aula, é só trocar informações. É também interessante levar para a aula figuras de grandes festas folclóricas como bumba-meu-boi, chula, frevo, festas caipiras, carnaval e também de artesanato (rendas e cerâmicas) e comidas (feijoada, pamonha). Geralmente, as revistas de turismo trazem matérias sobre esse assunto e com belas fotos. Chame atenção deles para o colorido, o material e a diversidade das fantasias e dos objetos. E não deixe de falar sobre as lendas. Nascidas da imaginação do povo e transmitidas pela tradição oral, muitas vezes são assustadoras, mas quase sempre trazem no final uma grande lição de moral. Vamos lembrar de algumas? Selecione as que julgar mais interessantes. Saci- Pererê - O Saci aparece no meio de um redemoinho e some quando ele quer. Vive aprontando travessuras com as pessoas e maltratando os animais. Usa sempre um gorro vermelho e não larga o cachimbo da boca. Ele é pretinho e tem uma perna só. Quem conseguir arrancar o gorro da cabeça dele, pode pedir a recompensa que quiser. Essa figurinha já é quem conhecida das nossas crianças de hoje, graças ao seriado da TV Globo Sítio do Pica Pau Amarelo. Estimule as crianças a lembrarem de algumas aventuras, que elas viram na tevê, em que o Saci participou. lara Da cintura para cima é mulher e da cintura pra baixo é peixe. O seu canto é tão irresistível que hipnotiza os homens e os leva para as profundezas dos rios ou lagos. Toda tarde, ela vem para a beira do rio e fica admirando sua imagem nas águas. Os índios garantem que ela protege os rios e seus habitantes e a chamam de Mãe D' água. Para não serem atraídos pela lara, os pescadores devem voltar para casa antes do entardecer. Lobisomem Quando está em forma de gente, é bem magro, pálido e mal-humorado. Nas noites de lua cheia, transforma-se em um bicho enorme, peludo, com grandes orelhas, parecido com um lobo. Sua ruindade é tanta que ele pode matar aquele que cruzar o seu caminho. Com as primeiras luzes do dia, ele corre por 7 cemitérios, vilas e encruzilhadas até voltar à sua forma humana. Conta a lenda que se um menino nascer depois de 7 irmãs, ele vira lobisomem quando fizer 13 anos. LENDA DO CURUPIRA Era uma vez um Curupira. Tinha o cabelo bem vermelho de fogo. Tinha os pés para trás.Os calcanhares para frente. Igualzinho a todo Curupira. E vinha, sempre no vento.Montando em um javali. Fazia o vento. O Curupira entrava pelo milharal adentro. Descia do javali.E sentava para comer milho. Assim que o Curupira escutava um barulhinho, se levantava. _ Vamos embora ,javali! Voltaremos outra noite. O Curupira montava no javali .E desaparecia. O BOTO Conta a lenda que no início da noite, o Boto transforma-se em um belo rapaz forte, alto , bronzeado, vestido de branco e muito perfumado . Com um jeito misterioso , o rapaz ( Boto )chega nos bailes, dança , bebe, encanta as moças e escolhe a mais bonita . De madrugada ele desaparece misteriosamente. Dizem que quando desaparece é porque ganhou novamente sua forma de Boto e mergulhou profundamente Quando está na forma humana usa sempre um chapéu para que ninguém veja sua cabeça, comum aos botos. Brincadeiras Roda - A galinha do vizinho É uma das brincadeiras mais simples . As crianças formam uma grande roda e dão -se as mãos. Depois correm em círculo cantando: A galinha do vizinho. Bota ovo amarelinho. Bota um, Bota dois, Bota três, Bota quatro, Bota cinco, Bota seis, Bota sete, Bota oito, Bota nove, Bota dez! Nesse momento todos devem agachar-se Quem ficar por útimo é ovo gorado que vai para o meio da roda e tem de ficar agachado enquanto os outro continuam a cantilena .E assim a brincadeira prossegue. DITOS POPULARES A mentira tem a perna curta. O uso do cachimbo deixa a boca torta. Quem tem boca não manda assoprar. Casa de ferreiro , espeto de pau. Pela carga se conhece a carruagem. A morte não chega de véspera. Cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça. MÚSICA O meu galinho Ele é branco e amarelo olá lá ! Tem a crista vermelhinha olá lá! Bate as asas olá lá ! Abre o bico olá lá ! Ele faz quiquiriquiqui Já rodei em Mato Grosso olá lá! Amazonas e Pará olá lá! Encontrei olá lá! Meu galinho olá lá! No sertão do Ceará ! Promessa 1 Santa Luzia Passai por aqui Com seu cavalinho Comendo capim Tirai este cisquinho Que está aqui. Promessa 2 Menino Jesus da Lapa, Vestido de azul Celeste, Vou fazer a minha prova, Por favor, seja meu mestre. Receita Doce de batata doce. Ingredientes:1 kg de batata doce,2 kg de açúcar,1/2 colher de chá de cravo em pó. Preparo:cozinhe as batatas com a casca em água ligeiramente salgada.Depois de bem cozidas,retire a casca,amasse muito bem e passe pelo espremedor.Coloque numa panela,junte o açúcar e o cravo. Cozinhe,misturando constantemente,até aparecer o fundo da panela.Uhm!Que doce mais doce! DITOS POPULARES Quem usa cuida . Quem vê cara não vê coração . Deus ajuda quem cedo madruga . Cachorro que late não morde . Quem tem boca vai a Roma . Quem vê a barba do vizinho arder põe a sua de molho
Criação coletiva de uma história Faça uma grande roda com todos sentados no chão. Você fala sobre um personagem do nosso folclore. Enfatize as características e as atitudes mais marcantes desse personagem. Explique que todos vão criar uma aventura nova para aquele personagem. A partir daí, você começa a criação da história coletiva. Você diz, por exemplo, que era um dia de muito sol e que alguns pescadores saíram para pescar. Nesse ponto, você passa a palavra para o aluno que está na sua esquerda e ele dá prosseguimento dizendo, por exemplo, os pescadores tinham medo de encontrar a lara. O próximo aluno vai dizer que a lara já estava lá penteando os cabelos na margem do rio. E assim prossegue até todos participarem. Quando você notar que a história está se desviando, você interfere com alguma sugestão que dê coerência àquele personagem e que leve a uma ação. Você também pode ajudar os alunos, que sempre dizem 'não sei o que falar' dando sugestões ou fazendo perguntas do tipo 'o que você acha que a lara falou para o pescador mais valentão?' ou 'será que a lara estava sozinha ou com outras amigas?'. Durante todo o tempo, você estará anotando as partes da história em uma folha e quando a história terminar, você lê para eles e os parabeniza por terem criado uma história.
BOM TRABALHO!
BEIJOS,
VIVI DE DEUS
ESTA ATIVIDADE ESTÁ UMA GRACINHA. TÍTULO: - MARQUE COM UM (X) O CÍRCULO COM O NÚMERO CERTO DE FIGURAS.

Folclore chegando-Nada melhor que uma atividade que envolvem os personagens não é?

Esta atividade sugere que: Os alunos observem os gatos. Após observação,sugere que eles façam o registro de: Quantos gatos estão felizes? ______ Quantos gatos estão tristes? ______ Quantos gatos estão zangados? _____ Aproveite para questionar com o grupo o que faz com que eles fiquem como os gatos da atividade.Ou seja: TRISTES,ZANGADOS E FELIZES. Bom trabalho!

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Li, gostei e recomendo: Pedagogia da Autonomia-Paulo Freire O Zahir - Paulo Coelho

Semana Pedagógica

Tivemos uma semana pedagógica onde muitas idéias foram colocadas em prática.Olhem as fotos: Esta idéia ao lado é um porta-atividades feito com cabide e decorado com bichinhos em e.v.a. Interessante não é? Alfabeto libras

Nós transformamos´"IDÉIAS EM PRÁTICAS":

Nossa Equipe: Sempre alinhavando idéias...

Alessandra
Ana Cristina
Carmem Helena
Carmem Maria
Cheila
Denise
Edília
Fabíola
Heloíza
Jane
Leila de Paula
Leila Márcia
Leila
Márcia
Nize
Paula
Paula Mírian
Priscila
Regina
Roberta
Rosana
Sandra
Sandra Violeta
Sissi
Verônica
Viviane
Viviane de Deus